BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Produzindo Cristais de Halita



Parte Teórica:

A Halita, comumente chamada de sal (NaCl), pode ser de dois tipos:

  • Sal Marinho, que é extraído através da evaporação da água do mar;
  • Sal de Rocha, ou sal-gema, que é extraído de minas subterrâneas que já foram submersas pela água do mar, e que secou.

Cristalização é o processo, que pode ser natural ou artificial, de formação de cristais sólidos de uma solução homogênea. É impulsionada pela supersaturação.

A cristalização se divide em duas etapas: Nucleação e Crescimento.

  • Nucleação é quando as moléculas do soluto começam a se juntar em clusters (é um grupo de átomos ligados, de tamanho intermediário entre uma molécula e um sólido de grande tamanho, massa ou volume) em escala nanométrica. Esses clusters constituem o núcleo e só se tornam estáveis a partir de um certo tamanho crítico, que depende das condições de operação (temperatura, supersaturação, irregularidades, etc). Se o cluster não atinge a estabilidade necessária ele redissolve. É no estágio de nucleação que os átomos se arranjam de uma forma definida e periódica que define a estrutura do cristal.
  • Crescimento do cristal é o subseqüente crescimento do núcleo que atingiu o tamanho crítico do cluster. A nucleação e o crescimento continuam a ocorrer simultaneamente enquanto a supersaturação existir.

Parte Prática:

Para a criação de cristais de halita, é necessário:

  • Água (H2O;
  • Sal (NaCl);
  • Recipiente;
  • e Paciência...

Siga os procedimentos:
  • Ponha água no recipiente;
  • Vá despejando o sal no recipiente com água;



  • Enquanto coloca o sal, vá mexendo a mistura, de modo a dissolver mais soluto facilmente. E Certifique-se de que no final do procedimento não haja corpo de fundo (ou pelo menos uma quantidade desprezível) e de que a solução esteja supersaturada. (quanto mais soluto por volume de solvente melhor).


  • Concluido os processos descritos acima, deve-se encontrar um local que não haja pertubações externas (evitar ao máximo essas influências malignas para a conclusao do experimento, por exemplo, não deixar seu gato beber, não deixar na chuva, crianças malinas, etc) e esperar a evaporação de toda a água. (pode durar meses, dependendo das condições do tempo, e do volume de solvente)

2 Dias


4 Dias

  • Obs: Para se acelerar o processo de cristalização, pode-se colocar a solução no forno, atuando como uma espécie de catalisador. Porém, para se obter cristais maiores, é necessário que a cristalização seja lenta. (Lembre-se: As rochas ígneas extrusivas tem granulação fina, pois o tempo para esfriamento do magma foi rápido, portanto, não houve tempo para a cristalização significativa dos minerais).

5 Meses

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei o saite me ajudou muito obrigado

Anônimo disse...

*Site ;)

@fabioalmeida7200 disse...

Otimo <3

David Machado Santos Filho disse...

pessoal, estou fazendo este experimento, mas não tenho meses para seu sucesso... :-(
alguma dica de como acelerá-lo?

minha semente se encontra numa solução saturada de 1 parte de sal para 3 partes de água. é a ideal?

tenho todo dia retirado o precipitado e recolocado minha semente pra se desenvolver na concentração original de 1 para 3 (que armazenei num recipiente perfeitamente isolado). achei que o fato de se formar um precipitado de certa forma roubaria o sal dissolvido que de outra forma se acumularia em torno de minha semente, pois tal precipitado tem superfície de contato bem maior! estou certo em meu raciocínio e em proceder assim, ou estou agindo no sentido de atrasar ainda mais o acúmulo de halita em torno de minha semente?
adoraria se alguém que já tenha feito o experimento me confirmasse que estou indo no caminho correto! :-D

Postar um comentário